Conversando com o Profeta

Começo a postagem do meu livro Conversando com o Profeta.

O livro foi editado pela Editora Letra Viva, com tiragem de 300 exemplares, no outono de 1996, sob o ISBN 85-85885-16-5.

Conversando com o Profeta

Dedicatória

   Aos meus avós, Paulina, enérgica, porém carinhosa, que em sua simplicidade dizia-me com sabedoria “o que é do homem o bicho não come” e Henrique, alma nobre de artista, que com seu jeito sereno mostrou-me o belo da vida, dedico esta minha obra e, que lá na eternidade onde está vô Henrique, haja uma varanda e uma cadeira de balanço e, que possa eu orgulhosamente saber, que dentre tantos livros que leste e estejas a ler, tenhas em mãos, este simples trabalho de teu neto.

Prefácio

   Sabemos que tudo é Dom de Deus, mesmo as coisas pequeninas. E nossos dias são ricos dos presentes que o Senhor nos oferece.

   As palavras deste livro fazem comunicar-se a alma do autor à do leitor, pois o conteúdo, a mensagem do mesmo foi vivida antes de ser escrita. Somos gratos por termos em nosso meio pessoas de alma tão generosa, que com sua dedicação, nos transmitem aquilo que nosso espírito precisa para entrar em comunhão com aqueles que fazem parte do nosso convívio.

   Podemos sintonizar-nos com Deus, através de todos os acontecimentos, até dos menos significativos, é necessário tão semente saber ouvi-lo em nosso caminhar.

   Eis aqui, uma proposta que nos projeta a uma iluminação de fé, num apelo constante ao dom do homem pelo homem …

Belmiro Valério Avancini

Introdução

   Em algum determinado momento de nossas vidas, pensamos que somos os donos da verdade e, a partir de nossas idéias o mundo será totalmente mudado, parece que nada está no seu devido lugar, somos capazes de discordar e tudo que nos apresentam e, principalmente a opinião das pessoas mais velhas é totalmente sem sentido.

   Vamos amadurecendo e, aos poucos a nós apresenta-se aquele questionamento com que se depararam todos os seres humanos durante esta sua curta mas turbulenta passagem por este planeta Terra.

   – Quem somos?

   – De onde viemos?

   – Para onde vamos?

   – Porque somos?

   Aqui estou eu, nesta fase cruel da vida a perguntar-me tudo isto e, como Pascal (Blaise Pascal – 1623-1662  – filósofo e matemático francês), estou com uma “única certeza, a de que a única verdadeira grandeza do homem reside na consciência de seus limites e de suas fraquezas, a incerteza radical e certa, o paradoxo, a recusa intramundana do mundo e o apelo a Deus”, sentindo-me também “apavorado perante o silêncio glacial dos espaços infinitos em grandeza e pequenez” (B.Pascal, Pensamentos. São Paulo: Nova Cultural, l988, XII), porém posso concluir com o mesmo Pascal, que “o coração tem razões que a própria razão desconhece” (B.Pascal, Pensamentos, São Paulo: Nova Cultural, l988, XIX).

   E, na busca das respostas a tantas questões, pus-me a estudar e vasculhar pelos labirintos dos conhecimentos que a humanidade legou-nos, tanto através de mestres que a vida premiou a mim na “sorte” de poder ouvi-los, como a livros que de maneiras às vezes estranhas, chegaram a minhas mãos.

   É pois, este trabalho, o balbucio de um ser humano, (mais uma vez buscando em Pascal uma luz) na verdade “um caniço, um caniço açoitado pelos ventos, porém, um caniço pensante” (B.Pascal, Pensamentos. São Paulo: Nova Cultural, l988, pg. 123.

   Que possa este rascunhar de pensamentos e idéias, servir de algum modo a quem se detiver e na paciência de um ser de bondade, verificar que, mesmo vivendo no limiar do século XXI, ainda assim, alguns de nós (ou será que todos), estamos à procura.

Deixe uma Resposta

