Matemática uma linguagem. Parte I

Em qualquer lugar que se fale de Matemática, esta maravilhosa disciplina é apresentada como sendo uma ciência exata.
Eu prefiro trabalhar a Matemática mais como uma linguagem, que usa de símbolos e sinais para ser construída. Ela tem como objetivo chegar a exatidão.
A maioria dos alunos não gosta de Matemática, não por ela ser uma disciplina difícil, mas sim, porque a maioria dos professores a torna assim.
Querem os professores partir de fórmulas para o ensino da Matemática, quando na verdade a fórmula é o resultado do conhecimento do que estamos ensinando. O mesmo ocorre no ensino da Física.
Um exemplo, quando os professores falam do teorema de Pitágoras, todos os alunos já fazem cara feia, pois lá vem aquela decocreba: a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Mas o que é isto?
Construa o triângulo, demonstre o teorema, pois a visualização fará com que os alunos apreendam o conteúdo e tenham a noção do que esta “coisa” de teorema representa.
Outra questão voltada à Pitágoras é que todos os professores deveriam apresentar este personagem aos alunos, falar sobre as suas experiências com som e com isto a sua intuição que levou ao conhecimento da pauta musical, com suas 7 notas musicais. Os seus estudos sobre a metempsicose, que levariam mais tarde à confusão que se tem hoje sobre a questão da transmigração da alma.
Se trabalharmos a Matemática mais romanticamente, com certeza a maioria dos alunos terão novo olhar sobre a mesma.

Anúncios

2 Respostas to “Matemática uma linguagem. Parte I”

  1. haydee Says:

    Boa tarde,
    Professor, ao ler o seu artigo, identifiquei o que sinto em relação a matemática. Tenho muita dificuldade em entende-la, por causa de tanta letra misturada com fórmulas, que chega a dar nó na minha mente. No entanto acredito que a matemática não é nenhum bicho papão, porém ainda não consegui transpor a barreira que criei, tento convencer-me que é fácil, porém quando encaro-a para resolver os cálculos de algum problema, não sei por onde nem começar. Que me aconselha, ou que técnica poderei utilizar, pois sei que necessito da matemática para tudo em minha vida.
    Grata…

    Haydèe Leone

    • leostuepp Says:

      Olá Haydee.
      Primeiramente quero te agradecer por teres visitado meu blog e feito o teu comentário.
      Quanto à tua questão, preciso de alguns dados.
      Primeiro: em que série estudas?
      Segundo: qual a relação que tens com os teus professores? Ela é amigável, no sentido de poderes te aproximar em algum momento da aula de reforço e colocares este teu problema junto ao ou aos professores de Matemática?
      Terceiro: qual a possibilidade de aos poucos ir deixando de lado alguns pré-conceitos relativosà disciplina?
      Estarei aqui para ver no que posso ser útil.
      Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: